sábado, 26 de junho de 2010

A insustentável leveza do ser.

Um livro excelente e que foi uma das minhas leituras recentes. É um romance de Milan Kundera - escritor nascido na República Tcheca e que depois de 46 anos emigrou para a frança .Foi o primeiro livro que li deste autor, talvez por ser a sua obra mais famosa? não sei, mas sei que foi o suficiente para que meu interesse nele crescesse. Quatro personagens protagonizam essa história: Tereza e Tomas, Sabina e Franz, que por interferência do acaso - ou destino? - e por forças de suas escolhas, cada um deles experimenta, de sua forma, o peso insustentável que dirige a vida.
Temos não só como ponto de partida a traição, como também o ponto que atrai os quatro personagens.Tomas é médico, teve um filho e uma ex-mulher que após o término de seu casamento decidiu ter uma vida mais leve, ou seja, não se comprometer com nenhuma mulher - gostava de ter relações com várias, embora não se envolvia emocionalmente. Esse estilo de vida era a sua leveza que não o permitia ter questões amorosas, o que poderia ser um fardo/peso para ele.
Entretanto, após conhecer Teresa sua vida muda.Ele sente-se ligado emocionalmente à Teresa e passa a viver com ela, apesar de continuar com seu antigo hábito - o de sair com várias mulheres. Teresa, por sua vez, ama Tomas e não consegue se imaginar vivendo sem ele, até que suas traições a puxam para um profundo vazio. Teresa morava com sua mãe e seu padrasto, odiava tudo que estivesse relacionado a sua mãe, principalmente seu modo de se comportar diante dos outros e o modo como expunha seu corpo sem pudor e, então, o que mais Teresa desejava era trair tudo que sua mãe lhe ensinou e esquecer totalmente a vida que teve e para isso necessitava de Tomas.
Sabina era pintora e tinha uma relação até que duradoura com Tomas. Duradoura sim, embora sem emoções envolvidas, já que Sabina era quase como a versão feminina de Tomas, pois não se permitia envolver-se profundamente com outra pessoa. Ao conhecer Franz ela percebe seu estilo leve de viver fica ameaçado. Franz é casado e trai sua mulher com Sabina. Sabia repugnava a ideia de fidelidade, já que lembrava seu pai puritano e da mesma forma que Teresa renegava a mãe, Sabina renegava seu pai e sua familia.
O que parece leve acaba se tornando insustentavelmente pesado de ser manter. A vida que Tomas julgou ser leve acaba tornando-se pesada quando ele percebe que havia ser tornado "escravo" dessa situação e que queria ser livre para poder fazer feliz Teresa. Já a traição a mãe que Teresa tanto objetivava só tornou-se em um caminho pesado por angústias e rancores.
O que vale salientar, ainda, é uma teria de que segundo Nietzsche a vida é um eterno retorno, porque precisamos e/ou temos a obrigação de errar e voltar a errar quantas vezes forem necessárias desde que não cometamos o erro primário humano de levarmos uma vida dentro de um ciclo de mesmices. Teoria curiosa e que convence, em suma, levarmos uma vida que valha a pena ser vivida!
Um texto simplório, a princípio, apenas para indicar o livro mesmo. Procurando rapidamente na internet, vejo que esse livro ganhou uma adaptação no cinema por Philip Kaufman e que levou o título de "The Unbearable Lightness Being".Gostaria de voltar a comentar do livro e seu respectivo filme, uma vez que conferido por mim, mas por enquanto, gostaria da sua opinião se já leu o livro e/ou viu o filme, como também o que seria a insustentável leveza do ser para você?!