segunda-feira, 27 de junho de 2011

Woodstock!


De volta depois de mais um longo hiato sem post, velha correria de sempre, mas, ultimamente, tenho pensado neste blog, então porque não voltar a postar?Pois bem,para esse retorno escolhi falar um pouco de um livro que já tinha lido faz um tempo chamado "Aconteceu em Woodstock". O livro conta a história real de um concerto que marcou geração, a partir do ponto de vista de um dos principais, se não o principal, organizador do evento. Livro com um viés meio autobiográfico de Elliot Tiber, o homem que tornou possível que acontecesse um Festival, no qual reuniria Jimmy Hendrix, Janis Joplin e c&a.

Num contexto da gurra do Vietnã, o verão de sessenta e nove, ou seja, num período de contra violência e também de seu problema financeiro familiar explica a exposição aquariana, na qual defendia paz, amor e liberdade. Dentre dilemas pessoais, como sua sexualidade, relação complicada com sua mãe, acabam por revelar os bastidores do evento. Antes da realização do festival, Elliot com sua família lutava contra a evidente falência de seu decadente hotel na pequena cidade de Bethel, de NY. Algo, que a princípio, parecia uma missão impossível devido a clientela, restrita e quase apenas judia, que frequentava o local durante as férias e havia trocado a pequena cidade pela Flórida, tornando a indústria de turismo da região praticamente falida.

Elliot divida sua vida entre essa pequena cidade e Nova Iorque, onde trabalhava e estudava durante a semana e retornava nos fins de semana para Bethel, no interior, para cuidar do hotel El Monaco e de seus pais, já que tinha uma relação complicada. Numa tentativa de aumentar o fluxo de visitantes da cidade, Elliot produzia pequenos eventos culturais na beira da estrada, eventos esses referente a música, cinema e arte, que não era lá um sucesso, já que contavam apenas com uma média de uns 5, 6 integrantes!Agora, imagine o contraponto que foi ao organizar uma evento que tomou dimensões que nem ele mesmo imaginava, e pelo qual todos os olhares se voltaram para eles.

Apesar de ter meio que me decepcionado com o livro, erro meu!, por ter criado uma expectativa de que iria conhecer mais sobre o evento, tipo detalhe de nomes como Jimmy Hendrix, The Who, Janis Joplis e tantos outros... o que acaba apenas acontecendo de forma muito sucinta e não muito detalhada no ultimo capítulo do livro que também é chamado de "Aconteceu em Woodstock". Tirando essa quebra de expectativa, temos um homem que ao tornar possível esse show que ficou para história, aprendeu a resolver e assumir as suas escolhas descobrindo o valor de seu amor próprio, ou seja, um livro emocionante e caso você se interesse pela história de Elliot em sua empreitada, então você tem que ler esse livro!

4 comentários:

Mário Machado disse...

Empreendedores gosto muito de ler suas histórias não conhecia o livro vai entrar na fila.. rs..

Abs,

felipe leon schosler disse...

Woodstock foi um grande marco não só da música , mas também de comportamento . Seguindo seu blog , visita o meu e se gostar segue ele e comenta em algum post .


http://fleonandthecity.blogspot.com/

Vitoria Viana disse...

Adorei seu blog! bem interessante! beijão!

Thiago Matos disse...

eae cara, qnto tempo, eskeceu do blog, deixa ele largado aki! Vamo la, vamo posta q tem leitores q qrem ler aki ein! abraço!
Thiago Do Papo gauderio!