sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval!


Entre todos os carnavais, salvador, rio, etc, temos
o carnaval de Olinda sendo um dos mais famosos do Brasil.Acredito que podemos afirmar, sem medo de errar, que o carnaval de Olinda é uma dos mais populares de todo o país, no sentido de que os festejos são protagonizados pelo povo!Não temos trios elétricos, não há sambódromos, a animação e o ritmo fica por conta dos populares, que foram grupos de todos os tipos, com vários instrumentos e tocando o que desejarem!Não temos propriamente dito, uma programação, temos um dia pra começar e outro para acabar, há blocos que saem até tarde da noite e outro que saem logo de manhã!Então se deseja festejar, este é o lugar!Não tem horário fixo, basta ter a vontade!


Foi em !977 que o carnaval de olinda assumiu esse caráter eminentemente popular que o caracteriza hoje.Nesse ano foram abolidos da folia a passarela, a comissão julgadora e o palanque das autoridades, elementos considerados cerceadores de plena participação popular, que lhe garantiu o título, ao passar do tempo, de "Carnaval da Participação".Sendo simplesmente assim, não tendo idade para restringir o "foliante", desde crianças, até mesmo as de colo, até a terceira idade curtindo sem medo de se divertir.E uma das coisas que mais me fascina é a pluralidade das pessoas que frequentam, de todas as classes sociais, de todas as raças, de todos os países.Sendo assim mais um momento que vejo que apesar das diferenças somos todos iguais, mas eu divago...

Como não há censura de nenhum tipo, as sátiras políticas são absolutamente normais no carnaval de Olinda. As sátiras se concretizam tanto na forma de marchas, como na forma de bonecos e fantasias. Os tradicionais bonecos gigantes que capitaneiam vários blocos são, por si só, obras artísticas admiráveis. O carnaval de Olinda ostenta dezenas de bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles o Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, a zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense; acompanhando os bonecos, escuta-se uma variedade de ritmos, com desfiles de afoxés, escolas de samba, caboclinhos e maracatus.Com isso, bata nos divertimos!

3 comentários:

Henrique Alvez disse...

por mais que hajam 1001 maneiras de se comemorar o carnaval em diferentes partes do país, eu não suporto o carnaval
folia insuportável, exagerada e sem motivo...
prefiro o aconchego de minha casa nessa época tão terrível.
mas nada contra a qm gosta (maioria das pessoas no país neh XDDD)
flw o/ =D

conexão disse...

eu não gosto mais acho interessante, prefiro meu carnaval aki de minas, com blocos e tals
muito bom texto e o blog
abraços
-
-
melhor conteúdo - interessante e engraçado
sempre atualizado
http://conexaominas.blogspot.com/

Susana disse...

oi, mesmo nao gostaando tanto da folia do carnaval, gostei do seu texto.

quando é epoca de carnaval, o que mais passa na tv é falando ou do carnaval escola-de-samba, ou de salvador ou de pernambuco, quase sempre.
Mas tudo que eu sabia de Pernambuco era um pouco de frevo e dos bonecos gigantes de olinda. Só e nada mais...agora sei do carnaval democratico de lah. É bom saber, que pelo menos nessa época, ha igualdade por lah... nao precisa ser preto ou branco, rico branco, basta gostar e querer se divertir.

Aliais, as festass de frevo e dos bonecos gigantes so acontecem no carnaval ou no ano todo? ( uma duvida)

Abraço!!